Minha CLínica Blog

Como dar entrada e obter o LTA (Laudo Técnico de Avaliação na Vigilância Sanitária)

​Vou tentar de forma relativamente simples explicar o que é e como fazer o processo para obtenção do LTA (Laudo Técnico de Avaliação na Vigilância Sanitária).

O que é o Laudo Técnico de avaliação da Vigilância Sanitária (LTA)?

O Laudo técnico de avaliação é o primeiro passo de qualquer estabelecimento que pretende trabalhar com saúde, seja ele uma clínica ou consultório odontológico, Estético, Médico e etc. O LTA busca demostrar tecnicamente através dos projetos e memoriais o uso da edificação e o funcionamento da clínica ou consultório, que serão avaliados pela Vigilância Sanitária. Sendo assim é parte fundamental para regularização do seu consultório ou clínica.

Para esta avaliação são necessários apresentar as seguintes documentações:

– Projeto Técnico

– Memoriais descritivos

– Descritivo das atividades que serão realizadas na clínica ou consultório

– Anotação Técnica de um Engenheiro ou Arquiteto (ART ou RRT)

Podemos dizer de forma resumida que o objetivo do Laudo Técnico de Avaliação da Vigilância Sanitária é garantir que todos os consultórios e clínicas sigam as mesmas normas do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS)

Não confunda o projeto legal aprovado na secretária de obras ou de planejamento urbanístico com o projeto técnico que deverá ser apresentado na Vigilância sanitária, pois este deve buscar ressaltar características da Clínica em si.

 

Como dar entrada e obter o LTA (Laudo Técnico

Se você é um dentista, esteticista ou médico e está em busca de obter o LTA há duas formas de fazê-lo. Uma um pouco mais complicada e outra mais rápida e simples. Vamos começar pela mais complicada.

Apesar da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) ser uma instituição federal, e todos municípios Brasileiros exigirem a documentação descrita acima, é necessário que antes de se protocolar o processo, você entre em contato com a Vigilância da sua cidade para averiguar se há alguma peculiaridade regional, após isso junto toda a documentação para dar entrada no LTA, não esqueça da anotação técnica do Engenheiro ou Arquiteto.

Após a entrada do processo de LTA, você recebera um protocolo que servirá para acompanhar o andamento do processo junto a Vigilância. Os analistas vão avaliar toda a documentação, geralmente eles exigem que sejam feitas correções gráficas nos projetos ou até mesmo na clínica.

O Processo pode ser tornar lento e complicado, caso o seu município não possua uma estrutura adequada para consulta ou seu engenheiro ou arquiteto possua experiência neste tipo de processo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin